Encoders SSI trabalham com uma interface de protocolo ponto a ponto totalmente digital, serial, com uma velocidade de até 1.5MHz.

SSI significa Interface Serial Síncrona e é comumente usado com encoders absolutos independentes, uma vez que é uma configuração ponto a ponto, com a configuração de um escravo por mestre.

Ensoders SSI – Formato da Comunicação:

O comprimento da saída de dados dos codificadores SSI depende do dispositivo de controle e da resolução do encoder absoluto. Em uma interface SSI, há um escravo por mestre, conhecido como conexão ponto a ponto.

O clock permanece alto até que o mestre precise de informações do sensor. Em seguida, ele envia um fluxo de pulsos de clock equivalente ao número de bits de informação do codificador. Amostras de cada bit são geralmente coletadas na borda decrescente do pulso do relógio. Isso garante que os atrasos de propagação e processo sejam contabilizados. 

Bits de alarme também podem existir, mas isso irá depender do fabricante. Afinal em um processo industrial, um alarme qualquer pode ter diversos significados.

SSI Clock

Opções de Encoders SSI

Os encoders absolutos SSI vêm em várias opções de protocolo, dependendo do formato de saída desejado. Confira algumas dessas possibilidades:

  • encoder SSI de código cinza: A saída de encoder de código cinza produz apenas uma alteração de bit único a cada etapa, o que pode reduzir erros.
  • Saída do encoder binário SSI: Ao contrário do código cinza, a saída do codificador binário fornece dados de sinal como uma palavra de vários bits com várias alterações de bits a cada etapa.  
  • Encoder SSI com saída 1Vpp Sin-Cos: Alguns encoders também fornecem uma saída sin / cos de 1V p-para-p para controle em tempo real, pois os dados absolutos do codificador sob demanda podem entrar muito lentamente para muitos circuitos de controle. 
  • Saída do encoder SSI com SSI estendido: SSI estendido pode fornecer paridade ou um alarme que pode representar qualquer condição.

Encoders SSI também podem ter suporte para saídas incrementais adicionais para a informação de velocidade. Sendo um par de cabos responsável pela comunicação serial, um par de cabos para o clock de informações e um par de cabos para o fornecimento de informações do sensor.

Encoders SSI – Cabeamento e Taxa de Dados

Encoders SSI utilizam 1 par de cabos para a alimentação e 2 pares de cabos trançados para a comunicação serial e o clock. A taxa de dados dos encoders SSI dependem da resolução e do comprimento dos cabos. As taxas de clock de informações podem ser de até 1.5MHz. Porém, conforme o clock aumenta, o comprimento de cabos deve diminuir, sendo uma limitação comum em TODOS os protocolos. Um solução que reduziria esse problema seria a utilização de pares de cabos trançados com blindagem, mas, isso aumentaria os custos com cabeamento.

Segue uma comparação abaixo entre o comprimento de cabo vs a taxa de dados dos Encoders SSI:

Encoders SSI Date Rate

Conheça os Encoders SSI mais Populares:

Encoders SSI Showcase

Para um material mais detalhado, consulte diretamente o site da Dynapar.

Caso tenha alguma dúvida na hora de escolher um Encoder SSI adequado para sua aplicação. Entre em contato, a equipe da Mokka-Sensors estará a sua disposição!